7 Dicas Para Se Comunicar Melhor

Conhecer a forma como você se comunica pode te ajudar muito em um processo seletivo.  Separamos alguns pontos de atenção para que você se avalie e passe a se comunicar melhor. Uma boa ideia é pedir ajuda aos amigos.  Você vai se surpreender com o resultado desse simples exercício de autoconhecimento!

  • PRESENÇA E ATITUDE

Presença tem a ver com comparecimento.  É preciso que as pessoas percebam que você está entregue àquele momento.  Demonstre que você escolheu estar naquele lugar com atitudes firmes e positivas.  Isso vai dar credibilidade à sua mensagem.

  • EXPRESSÃO FACIAL E MOVIMENTAÇÃO CORPORAL

O corpo fala, e fala com sinceridade. Querer controlar os sinais que o corpo está emitindo pode não ser uma boa ideia. O melhor é treinar muito e assim estar preparado para mostrar a sua melhor foto. Estar seguro lhe trará confiança além de gestos e expressões que darão credibilidade a sua fala.

  • ARTICULAÇÃO DAS PALAVRAS

Esse é um tema que tem a ver com dicção. A forma de dizer, de pronunciar as palavras. Traços de comportamento influenciam a forma que nos comunicamos. Pessoas mais ansiosas costumam falar rápido, atropelar as sílabas e isso pode dificultar o entendimento da mensagem. Ler longos textos e gravar pode ajudar a perceber a quantas anda nossa dicção.

  • PROJEÇÃO DA VOZ

Cada voz é única e é também um importante indicador de como estamos nos sentindo naquele momento.  Volumes muito baixos ou muito altos podem indicar insegurança. A postura correta contribui para que a voz saia com fluidez.  Ficar atento aos jornalistas e atores pode trazer boas dicas de como se desenvolver nesse quesito.

  • CRIATIVIDADE

Todos podemos ser criativos. Alguns porém são mais estimulados a desenvolver essa habilidade ao longo dos anos. Buscar um caminho diferente, inovador, para falar algo que as pessoas possivelmente já ouviram pode ter um impacto positivo. Sempre porém levando em conta o ambiente que está inserido. Cada vez mais o mundo corporativo abre espaço para pessoas criativas. Encontre a melhor forma de contar a sua história dando um toque pessoal e descubra como isso pode fazer a diferença na sua comunicação.

  • CAPACIDADE DE SÍNTESE E OBJETIVIDADE

Cada vez mais as pessoas não reservam muito tempo para ouvir umas às outras. São muitas informações e agendas. Por isso ter clareza do que queremos transmitir pode contribuir para que sejamos assertivos na comunicação. Mais uma vez treinar é tudo. Descubra a melhor forma de treinar e pratique exaustivamente.

  • ENTUSIASMO

O entusiasmo na comunicação deve traduzir verdadeiramente os sentimentos do emissor.  Pessoas entusiasmadas são alegres, apaixonadas, tem um propósito que move as suas ações. Se conhecer melhor ajuda a descobrir o que nos move.