Dr. Leonard Zunin, psiquiatra, com Natalie Zunin, em seu livro “Contato: Os Primeiros Quatro Minutos”, afirma que o sucesso ou fracasso de qualquer ato de comunicação pode ser percebido nos primeiros quatro minutos de uma conversa.
Por isso devemos nos esforçar nos primeiros quatro minutos de cada encontro. Esse esforço contribuirá para a formação de uma primeira e duradoura boa impressão.
Veja algumas dicas para tirar máximo proveito desses minutos fundamentais:
1. Projete confiança
Pessoas confiantes são capazes de conquistar e influenciar positivamente o ambiente ao seu redor. A confiança cria uma sensação agradável e aproxima os interlocutores. Transmitir confiança é a base para qualquer encontro bem-sucedido.
2. Use a criatividade
A criatividade não é um elemento exclusivo do meio artístico. Ela pode ser definida como a habilidade de criar algo que permita mudança de conceitos e percepções sobre determinado assunto.
Você também pode usar sua criatividade para revelar algo sobre si mesmo tornando mais fácil para a outra pessoa responder a você.
3. Demonstre que se importa
Mostre à outra pessoa que você está realmente interessado nela, ouvindo-a com atenção. Mantenha distância do seu Smartphone, Tablet ou Notebook. Esteja atento ao contato visual.
Sobretudo mantenha seu foco no que pode fazer e dizer para que a outra pessoa chegue ao final da conversa sentindo-se melhor. Cada pessoa é única, com suas esperanças e medos, e um grande conversador sabe se está oferecendo ou sugando energia, e foca em um comportamento que energiza a outra pessoa!