No nosso dia a dia usamos essas duas palavras como sinônimos mas elas tem significados bem diferentes! Ouvir é a ação de perceber algo usando o sentido da audição. Captamos os sons que chegam aos nossos ouvidos. Escutar é ouvir com atenção, interpretar e registrar os sons de forma consciente.
Em um processo de comunicação eficaz temos sempre um interlocutor , que envia a mensagem, e um receptor, que interpreta o que foi dito e reage.
Em um processo de seleção você ouve ou você escuta o que o recrutador está falando?
Ter uma escuta atenta em um processo de seleção facilita a comunicação e cria uma empatia com o recrutador. A conversa flui e isso contribui para que o candidato mostre a sua melhor foto.
Fique atento às 3 dicas de como escutar
- Sinta as palavras : Fique atento às palavras que o interlocutor escolhe : frases curtas podem demonstrar que ele é direto e assertivo. Valoriza respostas objetivas . Frases mais longas são usadas por pessoas mais emotivas e que gostam de ouvir respostas mais detalhadas e elaboradas.
- Seja um bom ouvinte: Escutar com atenção facilita muito o entendimento do que está sendo pedido. Evite atropelar o interlocutor na ansiedade de responder com rapidez. Se ficar na dúvida confirme o que foi perguntado.
- Fique tento a escuta do seu recrutador: Perceber de que forma o recrutador está reagindo ás suas respostas pode te ajudar a ter mais empatia com ele. Se ele demonstra por gestos e falas não ter entendido muito bem a sua resposta procure usar outras palavras para facilitar o entendimento dele.