Ler e interpretar as emoções das pessoas é fundamental para a comunicação.
As expressões faciais são movimentos dos músculos do rosto que transmitem alguma emoção dos indivíduos a seus observadores.
Existem expressões faciais voluntárias que, muitas vezes, são socialmente condicionadas e conduzidas por comandos enviados ao cérebro; e expressões faciais involuntárias, que são consideradas inatas, como o choro ou uma expressão de dor, por exemplo.
Em um processo seletivo é de suma importância transmitir com o rosto os sentimentos e a veracidade das informações passadas verbalmente.
Ao identificar as expressões de emoção, pode-se perceber, inclusive, quando uma pessoa está mentindo. Além disso, aspectos como uma alta taxa de piscar os olhos pode ser interpretado como sinal de nervosismo.
Um outro exemplo está no sorriso. Um sorriso falso movimenta apenas os músculos do canto dos lábios ao queixo, enquanto um sorriso genuíno movimenta estes e também outros músculos ao redor dos olhos, que são extremamente difíceis de comandar.
Esta forma de comunicação não-verbal é uma linguagem universal. Para ajudá-lo nesta questão, criamos um infográfico de expressões faciais e quais sentimentos elas revelam.
1 – FRANZIR A TESTA
Olhos estreitados e testa franzida indicam que você não acredita muito no que está sendo dito.
2 – AMARRAR A CARA
A irritação visível no rosto é sinal de preocupação e insatisfação.
3 – AUSÊNCIA E LETARGIA
Não conseguir concentrar o olhar e a atenção no interlocutor demonstra nervosismo, ansiedade e até mesmo vergonha.
4 – SORRISO SARCÁSTICO
Usar de sarcasmo transmite a ideia de arrogância. Lembre-se: palavras irônicas são acompanhadas por um movimento da boca que provoca uma ruga na bochecha.
5 – FICAR AMUADO
Ficar pálido, com as bochechas caídas, é uma expressão característica de humilhação e também pode indicar tédio.
6 – OLHAR FIXAMENTE
Um olhar fixo, estudado, e carregado de uma emoção controlada, é sinal incontestável de mentira.
Nossa maior dica porém é: seja você mesmo!
Respire fundo e traga o melhor de si, não somente nas expressões faciais, mas em tudo o que estiver relatando ao seu entrevistador. Traga para esse momento a sua melhor foto, por dentro e por fora.
Confira mais dicas profissionais como essas periodicamente em nosso blog, e também em nossa página no Facebook: www.facebook.com/mople.edu